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Presente de "Grego"?


Quem não gosta de ser presenteado? Sempre que presenteados por alguém somos tomados por uma grande felicidade e passamos logo a agradecer o presente que nos foi dado. Tanto a nossa expressão verbal, quanto a não-verbal, demonstram o nível de prazer pelo qual somos tomados ao receber um presente.

O que muitos de nós não percebemos é que todos os dias somos presenteados, por nossos clientes, e nem se quer agradecemos. Para o empreendedor é de fundamental importância receber esse presente, e principalmente, lidar com ele da maneira correta.

A maioria dos clientes ao nos presentear, reclamando, está nos dando a oportunidade de readequarmos nosso produto às suas necessidades, e provavelmente de outras pessoas

Não sabemos lidar de maneira correta com esse presente e muitas vezes transformamos algo que poderia revolucionar nosso negócio num caso de verdadeiro insucesso. A reclamação é uma declaração de expectativas não satisfeitas e por isso a empresa tem de abrir o pacote com o maior cuidado e verificar o que há no seu interior. O que a maioria dos clientes ouve das empresas são desculpas com o intuito de se esquivar e por fim acabar não fazendo nada.

NA PRÁTICA

Reúna sua equipe e levante meios de registrar as reclamações de uma maneira eficaz, a exemplo de um livro de ocorrências, para posteriormente discutir criticamente a fundamentação de cada uma das reclamações, identificar suas possíveis causas e traçar possíveis soluções para o problema.

Finalizada essa etapa estabeleça mecanismos de retorno para o cliente, demonstrando para ele a preocupação da empresa em bem atendê-lo e em determinar uma solução para o problema levantado.

Receba as reclamações dos seus clientes como presentes. Um “presente de grego” pode determinar a guinada de rumo que sua empresa necessita!
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Casulos e os imãs de geladeira



O casulo da borboleta simboliza um lugar seguro para o desenvolvimento de sua nova fase de vida. Devido aos problemas de segurança do mundo moderno, um grande número de pessoas tem transformado suas casas em verdadeiros casulos. Na busca da sensação de segurança, elas blindam suas habitações com todo tipo de equipamento contra invasão e investem para que seus lares se tornem lugares confortáveis para o convívio social. Com um lar seguro, elas passam a realizar atividades sem sair de casa. Fazem compras pela internet, assistem filmes, chamam os amigos para um jantar e utilizam a internet para fazer compras.

Esta tendência se chama “encasulamento” segundo as pesquisas de Faith Popcorn, uma pesquisadora da BrainReserve, uma das empresas mais respeitadas no mundo no estudo de tendências.

Esta tendência de consumo pode ser muito importante para o planejamento estratégico de sua empresa. Você pode identificar nichos de mercados consumidores que estão encaixados nesta tendência e que possuem necessidades e desejos específicos. Como exemplo, pense em um grupo de amigos que se encontram em uma casa na sexta feira à noite e decide jogar uma rodada de pocker. Eles querem ficar na segurança do “casulo” de uma casa e curtir uma noite relaxante regada a vinho chileno e muita pizza. Esta é uma tendência que gera oportunidades para que empresários com visão de mercado possam agregar produtos e serviços especiais para entregas em domicílio.

Agora que você conheceu esta nova tendência de consumo, utilize a Bússola Sebrae para criar uma estratégia de ação e aumentar suas vendas.

NA PRÁTICA

Exemplo prático: se você é dono de uma pizzaria, pode realizar uma pesquisa na Bússola Sebrae e descobrir onde estão todos os seus concorrentes na região. A partir desta informação você pode avaliar pessoalmente os cardápios disponibilizados e pensar em estratégias para agregar valor seu serviço de entrega em domicílio. Você também pode realizar uma pesquisa e encontrar dados sobre o total de famílias naquela região, renda média, escolaridade e até a divisão por ramo de atividade (CNAE), dados importantes para traçar sua estratégia de alcance do mercado. Se as informações da Bússola Sebrae demonstrarem existem muitas pessoas na melhor idade na sua região, fortaleça o atendimento por telefone e coloque números grandes nos imãs de geladeira!

Acesse http://www.bussolasebrae.com.br/ ou entre em contato com um de nossos consultores e faça uma análise do perfil do seu público consumidor.

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Bem vindos


Bem vindos ao Blog da Bússola Sebrae, um espaço que possui o objetivo de abordar informações práticas para otimizar seu negócio.

A Bússola SEBRAE é uma ferramenta SIG (Sistema de Informações Geográficas) voltada à geração de consultas, relatórios, mapas temáticos e outras análises geomercadológicas. Suas funcionalidades permitem que o empresário conheça mais sobre o ambiente de negócios em que a empresa se insere ou pretende se inserir para uma tomada de decisão mais acertada. Pode ser utilizada por empreendedores interessados em conhecer mais sobre o ramo de atividade, seus potenciais clientes e suas características, assim como por empresários interessados em alavancar suas vendas, fidelizar seus consumidores ou alterar características de seus produtos e serviços ou do segmento em que atua.

A ferramenta permite realizar pesquisas nos seguintes dados:


- Perfil populacional de mais de 1.000 municípios brasileiros (características como nível de renda, escolaridade, posse de bens, etc.);
- 5,3 milhões de empresas segmentadas por ramos de atividade (localização no mapa das empresas de um segmento); e muito mais.


Além da praticidade para levantamento dos dados, também é possível visualizar em um mapa cartográfico perfil da população e densidade de empresas por segmento.
A Bússola Sebrae utiliza dados secundários, ou seja, informações já existentes e/ou coletadas por outras instituições. O sistema utiliza bases de dados atualizadas conforme critério das fontes: Censo IBGE, CEE-TEM, BACEN, FGV, DIEESE, Multispectral / Cognatis. Esse tipo de pesquisa é conhecida como Pesquisa de Dados Secundários ou Pesquisa de Gabinete e tais técnicas permitem obter, com baixo custo, internamente ou fora da empresa, uma grande variedade de dados para investigação. Por meio de uma avaliação espacial pode:

- Diminuir o risco na implantação de novos negócios;
- Direcionar campanhas ou ações junto ao mercado de atuação da empresa;
- Assegurar melhor seleção de insumos, fornecedores e distribuidores;
- Estudar perfil de clientes e concorrentes.

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